Ensino Religioso Umbandista para Crianças

Caboclos

A educação religiosa das crianças que frequentam o Núcleo Mata Verde sempre foi uma grande preocupação.

Já faz algum tempo que estamos dirigindo nossos esforços no sentido de organizarmos um método que seja adequado ao ensino da umbanda para os pequenos.

Inicialmente fizemos uma reunião com os médiuns da casa e foi proposto logo no início da reunião a elaboração de um material escrito (Cartilha) que serviria de apoio para a “evangelização” das crianças.

Logo surgiu uma polêmica se o termo correto seria evangelização, pois a proposta era de que este material pudesse servir para outras casas umbandistas e nem todos os Terreiros de Umbanda possuem “transito livre” quando se fala em evangelização e também em umbanda cristã.

Também foi levantada a questão do termo ser muito utilizado pelos Centros Espíritas, que seguem a doutrina codificada por Allan Kardec, e que estaríamos somente copiando e não desenvolvendo um material específico para a umbanda.

No Núcleo Mata Verde seguimos uma doutrina umbandista  chamada “Umbanda Os Sete Reinos Sagrados”, onde o sexto reino é chamado de reino da humanidade que tem como assunto principal, o homem, o relacionamento humano e os ensinamentos de Jesus.

Embora exista esta preocupação com os ensinamentos de Jesus, nossa visão é bem diferente da visão Cristã tradicional ( Católica e Evangélica ) e também não confundimos Jesus com o orixá Oxalá.

Durante as reuniões sugerimos chamarmos este novo material de “Ensino Religioso Umbandista para Crianças”, sendo mais amplo do que somente Evangelização Infantil.

Outras dúvidas foram surgindo, por exemplo, por onde iniciaríamos nossos ensinamentos.

Vamos começar falando sobre Deus?

Vamos iniciar falando sobre Jesus, pois a intenção era evangelizar as crianças (naquele momento).

Vamos começar falando sobre os Orixás?

Vamos iniciar falando sobre os espíritos? Ou seria melhor, iniciarmos falando sobre as linhas da umbanda, Caboclos e Pretos Velhos?

Talvez fosse melhor iniciarmos explicando a doutrina dos Sete Reinos Sagrados?

Aparentemente a questão “por onde iniciarmos os ensinamentos” pareça ser um assunto sem muita importância, mas durante as reuniões a preocupação tomou conta de todos nós, pois nossa intenção era fornecer ensinamentos confiáveis para crianças e jovens umbandistas, para que a partir destes estudos pudéssemos ajudar a  formar uma nova consciência e ética umbandista.

Nossa proposta era preparar um material que pudesse ser utilizado por qualquer Terreiro de umbanda independente dos princípios existentes naquela casa.

Durante um bom tempo ficamos sem respostas para estas dúvidas, quando comecei  a sentir a presença de uma trabalhadora umbandista que se identificou como Cabocla Jurema.

Um ponto cantado sempre me vinha a mente.

Oh!Juremê!
Oh!Juremá!
Sua flecha caiu certeira
Oh! jurema!
Dentro deste congá.
Salve o Sol!
Salve a Lua!
Salve São Sebastião,
Salve a Cabocla Jurema,
Que nos deu a proteção!

A espiritualidade estava presente e agindo com energia sobre minha mente, minhas emoções e meu espírito.

Quando inesperadamente recebi  a  seguinte mensagem:

“Comece seus estudos pelo planeta Terra, pela natureza, pelas flores, pelos animais, pelas aves, pelo ar, pela água, pelas montanhas, pela luz solar.
Ensine aos pequeninos que o homem, assim como todos os demais elementos da natureza foi criado por Deus e que tudo sem exceção tem a presença divina manifestada através do Axé dos Orixás.
Ensine que o homem não é um ser especial e que não foi criado para dominar, matar e destruir a vida sobre o planeta.
Ensine aos pequeninos a amar a natureza, amar aos animais, amar as flores, amar as montanhas, amar o mar, ou seja, amar a vida e seus semelhantes.
Ensine o respeito e o amor a tudo que existe em nosso planeta, amar o planeta, pois o planeta Terra é maravilhoso, é lindo, é perfeito.
Ainda há tempo de criarmos uma geração de umbandistas conscientes e preocupados com os rumos da vida sobre o planeta.
O planeta está sofrendo e os orixás estão chorando!”

Foi a partir desta mensagem inspirada pela Cabocla Jurema que resolvemos iniciar nosso projeto de desenvolver um material de ensino religioso, voltado as crianças umbandistas e que serão o futuro da umbanda.

Inicialmente conseguimos elaborar duas cartilhas, que cumpriam com a orientação desejada.

Batizamos estas cartilhas de “A caminho da Luz”, no sentido da evolução espiritual, aproveitando o nome de uma técnica aplicada no Núcleo que foi batizada de Arapé (O caminho da Luz).

Face mudanças do corpo mediúnico, tivemos que interromper este projeto que posteriormente foi iniciado novamente e desenvolvida uma terceira cartilha.

Esta terceira cartilha, infelizmente não seguiu a ideia matriz, proposta pela Cabocla Jurema mas encontra-se disponível para download.

Estamos agora no final de 2021, e pretendemos o mais breve possível retornarmos com a proposta inicial e desenvolvermos novas cartilhas para este projeto de educação umbandista para os pequenos.

O projeto inicial agora é mais amplo, e propõe além de novas cartilhas para o ensino umbandista, focadas na natureza, atividades práticas das crianças em contato com a natureza.

Capa da cartilha umbandista

Estamos a disposição de todos os interessados para quaisquer esclarecimentos e trocas de informação.

Este material é distribuído gratuitamente pela Internet e pode ser utilizado por todos os interessados.

Faça o download em https://www.institutomataverde.org.br/livros/

Somente pedimos que informe a origem da cartilha e nos mantenha  informado sobre os resultados obtidos.

Saravá Umbanda!

São Vicente, 06/11/2021

Manoel Lopes – Dirigente do Núcleo Mata Verde.

Você pode gostar...

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com

Descubra mais sobre Instituto Mata Verde

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading