Inauguração do Hospital da Umbanda

Estava relendo alguns livros antigos de umbanda, pois sempre é bom voltarmos nossa atenção aos mais antigos, neste caso específico aos livros, e encontrei na biblioteca do Núcleo Mata Verde o livro — Os Orixás e a Lei de Umbanda, Byron Torres de Freitas e Wladimir Cardoso de Freitas, Editora ECO, RJ, 1969.

Byron Tores de Freitas escreveu vários livros com Tatá Tancredo da Silva Pinto, e já tive a oportunidade de ler muitos livros destes dois umbandistas.

Capa do livro: Os orixás e a lei de umbanda

Vários assuntos históricos me chamaram a atenção nesta leitura, e irei aos poucos acrescentado minhas observações em outros textos aqui no blog.

Neste texto quero chamar a atenção, do estimado leitor e querida leitora, para o título do texto: “Inauguração do Hospital da Umbanda”.

No tempo da RBU – Rede Brasileira de Umbanda (2000) — lembro-me de alguns membros mencionarem dito hospital, e até com indagações do tipo: Que fim levou o hospital umbandista e acrescentando até algumas fotos e artigos de revistas da época, mas depois nunca mais ouvi falar sobre o assunto.

O texto que se encontra no final do livro às páginas 121 – 123 chamou minha atenção.

Resolvi pesquisar no Google para encontrar alguma menção sobre este hospital, alguma foto e para minha surpresa encontrei somente a capa de um disco que foi feito para arrecadar recursos para a construção do hospital.

O nome do disco é Umbanda e seu Ritual (pró-construção do hospital umbandista), de J.B. de Carvalho e J.M.Alves o compositor do Hino da Umbanda.

Capa do disco Umbanda e seu ritual

Segue abaixo a relação das músicas deste LP:

A-1                Ponto de Defumação

A-2                Ponto de Abertura

A-3                Ponto de 7 Linhas

A-4                Ponto da sereia

A-5                Ponto Do Caboclo Da Lua

A-6                Ponto do Caboclo 7 Estrelas

A-7                Ponto Do Caboclo 7 Montanhas

B-8                Ponto Cacique Tupi

B-9                Ponto Segura O Boi

B-10              Ponto Linha de Africano

B-11              Ponto Pai Manoel de Angola

B-12              Ponto Das Crianças

B-13              Ponto de Exu

B-14              Ponto de Encerramento

Os pontos cantados estão aqui neste link:

No canal possui todos os pontos cantados.

Consegui também algumas informações sobre a narração das orações, que foram feitas por Sinclair Scandolara.

Terreiros participantes: Tenda Pai Manoel de Angola, Tenda Benedito de Aruanda, Tenda Pai Benedito de Aruanda, Tenda Pai Damião, Tenda Santa Rita de Cássia, Tenda Pai Joaquim de Angola, Tenda Cacique Tupi, Tenda Cruz de Oxalá.

Fiquei a refletir sobre a umbanda daquela época onde os umbandistas, idealistas se preocupavam com o coletivo umbandista, e a umbanda atual onde somente se preocupam em desconstruir a história da umbanda, e gerar discórdia entre seus próprios irmãos.

Também me lembrei de alguns “youtubers” umbandistas que para ganharem algum dinheiro com o produto “Umbanda”, se fazem passar por verdadeiros palhaços e não sacerdotes umbandistas.

É lamentável a situação que nos encontramos.

Deixo para registro este texto, já que não encontrei mais nenhuma informação sobre o hospital umbandista na Internet.

Que possa servir de exemplo aos novos umbandistas, para se dedicarem um pouco mais ao ser humano, ao coletivo umbandista, seguindo o exemplo destes verdadeiros irmãos umbandistas que nos antecederam.

Segue abaixo a íntegra do texto:

Foram inauguradas solenemente, no dia 26 de novembro de 1967, as Clínicas Médica, Dentária, Farmácia e serviços auxiliares do Hospital e Maternidade Espírita Umbandista, patrocinado pela Federação Espírita Umbandista do Estado do Rio de Janeiro.

Abrindo a solenidade, o sr. Wladimir Cardoso de Freitas, Fundador e Presidente Executivo do Hospital e Maternidade Espírita Umbandista, fêz um retrospecto da luta que tiveram que encetar para a concretização da maior necessidade dos espíritas e umbandistas, a ponto de penhorar sua residência, único bem da família, e a campanha para conseguir de pessoas caridosas alguns materiais para a construção, fazendo a seguir uma apresentação da Equipe Médica e Odontológica, profissionais selecionados contratados pela Entidade, cujo Diretor Técnico é o General Higyno Vaz Siqueira.

À solenidade, inédita no Brasil tal o objetivo a que se propõe, além de uma massa compacta de irmãos umbandistas, vindos em caravanas de todos os pontos do Estado do Rio de Janeiro e do Estado da Guanabara, compareceu o Prefeito de Nova Iguaçú, o Presidente da Associação Odontológica, Dr. Nilson Nogueira, o Presidente da União Municipal Espírita de Nova Iguaçú, os Generais Mário Barreto França e Higyno Vaz Siqueira, o Major Floriano Peixoto da Silva, Diretor de Relações Públicas da Entidade, o Major Antônio Bispo dos Santos, representantes do Govêrno Federal e Estadual, e outras autoridades  civis e militares.

O Prefeito local, fazendo uso da palavra felicitou o seu dirigente, pela construção e instalação da obra, que atenderá ao povo do Estado do Rio e fronteiras, abordando os problemas relacionados com a saúde de milhares de espíritas, umbandistas, e o povo em geral, no terreno económico, médico e social.

Falou a seguir o General Mário Barreto França, que leu uma página poética de fundo religioso, regozijando-se pela iniciativa em prol da coletividade. Por fim, falando em nome dos kardecistas, pronunciou bela alocução o sr. Eugênio Beauvallet, congratulando-se com os irmãos de crença, visto a similitude existente entre as duas linhas. Em reconhecimento pelo apoio dado à iniciativa, na coluna “Cultos Afro-Brasileiros”, dominical, foi consignada menção honrosa ao grande jornal “O DIA”, pela divulgação gratuita à iniciativa que, apesar de sua formação de sociedade civil, tem um espírito altamente filantrópico e caritativo.

Dando por inaugurada a “Clínica N. S. da Glória” do Hospital e Maternidade Espírita Umbandista, o prefeito local cortou a fita simbólica, entre palmas e fogos de artifício, ladeado pelo irmão Wladimir Cardoso de Freitas, planejador e construtor do edifício.

Representando o Dr. Byron Tôrres de Freitas, presidente de Honra do Hospital, compareceu o Tata João Sebastião Marcos, que fêz orações e pedidos, dentro do ritual, pelo progresso daquela iniciativa, necessária a uma religião que cresce dia a dia. Compareceu também o confrade DECELSO da coluna “Nos Domínios da Fé” de “Luta Democrática”, representando também o Editor Ernesto E. Mandarino, da Editôra Eco, especializada nas publicações da Umbanda e dos Cultos Afro-Brasileiros. Em 1968, decorrido um ano de funcionamento, foram atendidos milhares de pessoas nas Clínicas e serviços em funcionamento. O que mais se destaca no atendimento, além da solicitude e atenção da Equipe Médica, Enfermeiras, e demais funcionários, é o fato dos consulentes, na maioria, virem de locais distantes .e do Estado da Guanabara, o que se justifica pela capacidade dos médicos e dentistas, cuja fama já ultrapassou a esfera dos umbandistas, e é comentado nos meios sociais. É necessário o apoio dos umbandistas sinceros para esta obra que se encontra em final de construção, e não recebe nenhuma ajuda do Governo. Os umbandistas que dispõe de recursos, devem visitar a obra e os serviços existentes em funcionamento, e oferecer a sua colaboração. O pouco que ofertarem de boa vontade, será mais um tijolo, para conclusão da Maternidade, Sala de Operações, Enfermarias de homens, de senhoras e de crianças, e outros serviços que não estão concluídos por falta de recurso financeiro. Quem não vive para servir, não serve para viver. Toda a ajuda recebida, os Orixás saberão retribuir em dobro, temos convicção. O Hospital e Maternidade Espírita Umbandista está localizado na Rua Cirilo, nº 27 — entre as Estações de Mesquita e Juscelino (Nova Iguaçú) — placa indicativa na estrada, paralela à linha da Central.

Visite essa majestosa obra, e verá fortalecida e a tua fé na divina Umbanda, e do que somos capazes de realizar, havendo união e colaboração de todos os irmãos.  

Saravá Umbanda!

São Vicente, 23/01/2022

Manoel Lopes

Comentário logado facebook

Você pode gostar...

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com